sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Gato Mariano Não Fez Listas em 2014 (para Hipsters sebosos da Internet)

Ontem o jornalista Tiago de Bernarda deu vida em papel ao seu alter-ego / personagem Gato Mariano numa festa no sítio mais hipster de Lisboa, o 1ºAndar - a lógica é se queres provocar alguém tens de ir ao sítio onde elas estão, certo?
O zine é um A2 dobrado com uma impressão impecável que pouco ou nada conta a não ser que o Mariano tem bom gosto e acha os Dead Combo um peidinho! Estava a ver que era o único português a achar essa banda de intragável... Exercício de estilo de quem começou a fazer BD às escondidas e a criticar discos de Pop/Rock português em BD usando o tal gato. Para esta "história" no entanto o autor ignorou o papel do gato (ou seja de fazer crítica musical) e entrou num esquema de non-sense à Ren & Stimpy (talvez porque os gatos sejam da mesma ninhada gráfica) e à "Buraco do Amor" do Camarada Ferreira. Um gesto de rebeldia para provar que a BD portuguesa não é feita de livros de choradeira pseudo-sentimental... e sebosa! Gracias!

No gracias: é esta mania dos sacos a protegerem os zines, que eu saiba um zine é para ser uma forma de publicação barata, democrática e anti-elitista, e não para fazer dele objectos colecionáveis e impolutos para o OLX ou coleccionadores com retenção anal! Quem começou com esta mania foi a Imprensa Canalha e a Opuntia Books mas até fazia sentido porque os "livrinhos" traziam uns "brindes" - desde mata-insectos a fotografias encontradas. Cortar árvores tudo bem mas usar petróleo para um saquinho "hipster" dispenso... Espero que o Bernarda tenha pago os 10 cêntimos por cada saco da Taxa Verde por causa desta parvoíce!

Sem comentários: