terça-feira, 1 de julho de 2014

Desde Abajo

Don Rogelio J
Libros Calamidad; 2014

O camarada Rogélio meteu-se em fazer um "comic-book"... Mas assim à séria, não é só o formato da brochura mas também o facto de ter uma BD única no número e ainda por cima de continuação!
Vai-lhe sair do pelo mas para já temos um número! A BD é retro-futurista, suja com "aquele" estilo underground já mastigado, com mutantes por todo o lado e claro um Estado Big Brother. Por isso, é como se passasse nos nossos dias, ou daqui algumas semanas.
O ponto original do universo desta BD, é que Rogélio "prevê" que toda a cultura editada em objectos físicos será proíbida. Uma ideia interessante, se toda a cultura for digital, esta não será mais fácil de editar conforme os caprichos do Poder? E a que não interessa? Não será mais fácil bloquear ou adulterar - lembram-se daquele "forward" em que comparava a palavra "Tiananmen" num Google "normal" e num Google chinês?
Esta BD parece seguir obras anarco-cyber-punk como Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo de Pedro Franz ou Piracy is Liberation de Mattias Elftorp mas mais Rocker... (continua em analógico)

Sem comentários: