terça-feira, 29 de julho de 2014

Black Super Power

Daniel Ausente
Aristas Martínez; 2012

Serão estas coincidências arquitectadas pelo Baron Samedi? Enquanto lia este livro descobri a existência destes trabalhos académicos neste blogue e preparava com a Camarada Crizzze um novo álbum de BD para a MMMNNNRRRG de um artista sul-africano...
O livro trata-se de um ensaio sobre a condição do "herói negro" na cultura Pop. O objecto em si pode ser adquirido separadamente ou também numa caixa de vários livros de literatura e BD sobre "Blaxplotation espanhola" - um conceito naturalmente absurdo e assumido como um gozo intelectual.
Ausente teve ligações com a saudosa revista Mondo Brutto e que são bastante óbvias dada a informação nerd + cultura enciclopédica que aqui se encontra mas sobretudo pela sua escrita ligeira e divertida.
O autor faz um percurso da forma como o negro tem sido desprezado na cultura popular norte-americano e europeia, desde os "pulps" à BD e ao cinema, conseguindo criar algumas teorias bem interessantes sobre este tema, diga-se, sem cair em erros politicamente correctos e afins... É um livro que bem vale a pena a leitura, por isso quando forem a Espanha invés de irem comprar churros gordurentos, passem antes por uma livraria e peçam-no antes que esgote! Isto é que é comida para o cérebro! Dica, a editora é de Badajoz, fácil fácil fácil de sacar um exemplar!
Black is back!

Sem comentários: